NOTÍCIAS

Quais são os principais problemas da falta de gestão?

12 de Fevereiro de 2019

A falta de um planejamento estratégico pode causar sérios problemas em qualquer empresa. Entenda

Se você tem uma empresa ou está pensando em montar uma, é melhor pensar muito bem em como irá gerir o seu negócio. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cada 10 novas empresas, 6 fecham as portas antes de completar 5 anos de existência.

O grande motivo desse expressivo número é, sem dúvida, a falta de uma gestão competente e de um planejamento estratégico adequado.

Muitas organizações, principalmente de pequeno porte, não dão o devido valor à adoção de estratégias de organização a curto, médio e longo prazo.

Por conta disso, inúmeros problemas de gestão acabam surgindo logo nos primeiros anos de vida da empresa. É preciso saber quais são, como resolver e porque eles surgem.

Falta de gestão é problema na certa

A falta de um planejamento, controle e acompanhamento de processos causará, certamente, uma série de prejuízos à organização. Confira os principais:

Custos mais elevados do que o necessário

Embora a conta para ficar no azul seja óbvia (gastar menos do que se ganha), nos primeiros anos essa matemática pode não ser tão simples. Quando se está começando um negócio, é preciso tomar cuidado com os gastos da empresa.

Sem um planejamento estratégico, nenhum gestor consegue prever possíveis gastos ou antever situações previsíveis que sua empresa pode estar sujeita a sofrer e, portanto, arcará com gastos que podem ser evitados.

Neste caso, os gastos em excesso podem acontecer tanto na linha de produção com peças e equipamentos, quanto com profissionais, seja na contratação ou demissão.

Esquecimento e atraso na execução de tarefas

Você sabia que um dos principais motivos que fazem inúmeras organizações perderem clientes está na falta de organização das tarefas? Pois é, sem um fluxo organizado de trabalho, é bem provável que as demandas não estejam organizadas da forma mais sensata.

Quando esse tipo de empecilho acomete as organizações, problemas como perda de clientes devido a atrasos e não execução de tarefas podem acontecer.

Por isso, é necessário manter uma rotina de tarefas organizada, deixando uma lista de atividades em ordem de prioridade e, posteriormente, de importância.

No texto anterior, nós ajudamos você a definir de fato o que é prioridade. Saiba mais

Não há perspectiva de crescimento

Um negócio que não vende, não realiza as demandas no prazo e gasta em excesso certamente não possui uma perspectiva de crescimento. Por mais que a organização estipule metas e prazos, não será possível alcançá-las se o planejamento estratégico não for eficiente e a gestão não for competente.

Se esses pequenos erros acontecem constantemente, é muito difícil – para não dizer impossível – que planos futuros se concretizem, pois como vimos no início deste texto, por conta desses problemas, muitas empresas fecham as portas antes mesmo de completar 5 anos.

Falta de motivação profissional

Quando um colaborador se vê no meio de uma empresa desorganizada, na qual o cenário não é nada produtivo e os contratempos acontecem o tempo todo, certamente isso afetará sua motivação diária.

Um profissional desmotivado também afeta negativamente sua organização, pois a qualidade do trabalho entregue será muito abaixo da expectativa.

Existem inúmeras adversidades que podem atrapalhar uma organização devido à falta de gestão. Quando esse empecilho é alinhado à inexistência de um planejamento estratégico, certamente as falhas irão surgir constantemente.

Se sua empresa se encaixa em alguma das dificuldades listadas anteriormente, o SAT, sistema responsável por proporcionar soluções em produtividade e organização da rotina de trabalho, pode te ajudar. Acesse nosso site e saiba mais.