NOTÍCIAS

O futuro da manutenção na Indústria 4.0

O futuro da manutenção na Indústria 4.0

16 de julho de 2020

A sua organização já está preparada para a evolução da manutenção na Indústria 4.0? A tecnologia está evoluindo em um ritmo assustador e diversas inovações estão se tornando acessíveis para as empresas: inteligência artificial, big data, internet das coisas (IoT), learning machine, entre muitas outras. 

Além de otimizar o desempenho produtivo, a inovação trazida pela Indústria 4.0 alcança toda a estrutura organizacional – incluindo as rotinas de manutenção. Com isso, torna-se possível reduzir custos e aumentar a eficiência.

Imagine se as máquinas da fábrica agora pudessem monitorar e avaliar seu próprio desempenho – e até pedir suas próprias peças de reposição quando necessário. Essa é uma realidade que está mais próxima do que nunca. E você pode levá-la para sua organização ao investir no futuro da manutenção na Indústria 4.0.

Ao entrar nessa realidade, os fabricantes podem melhorar a segurança, reduzir o tempo de inatividade e prolongar a vida útil do equipamento. Confira neste artigo o que esperar do futuro da manutenção na Indústria 4.0.

Afinal, o que é a Indústria 4.0?

Antes de falarmos sobre a manutenção na Indústria 4.0, é importante falarmos sobre esse termo tão comentado atualmente. Afinal, o que é a Indústria 4.0?

Para compreender a transformação causada pela Indústria 4.0, precisamos voltar um pouco no tempo. A maneira como as empresas produzem coisas evoluiu ao longo do tempo, à medida que os fabricantes buscam tirar o máximo proveito de seus equipamentos e pessoas. E cada grande mudança na fabricação foi marcada por uma enorme mudança tecnológica, à medida que as empresas buscam tecnologia avançada para ajudá-las a atingir objetivos maiores de produtividade. Houve quatro épocas, da Indústria 1.0 à Indústria 4.0.

Até recentemente, vivíamos a era da Indústria 3.0, que introduziu o mundo da manufatura. Já a Indústria 4.0 é baseada na evolução da tecnologia. Em vez de trens a vapor e têxteis, agora temos computadores que se conectam e se comunicam para tomar decisões complexas. Sistemas e tecnologias avançados, combinados com maior acesso aos dados, estão possibilitando a Indústria 4.0 – inaugurando um período de maior eficiência e menos desperdício.

O que esperar do futuro da manutenção na Indústria 4.0?

As evoluções que surgem na Indústria 4.0 permitem o fácil acesso às informações no tempo necessário e no lugar certo. E essa é a chave para compreender o futuro da manutenção na Indústria 4.0 – permitindo que os dados sejam interpretados com mais qualidade e os serviços da manutenção sejam feitos com o mínimo de custos e máximo de eficiência.

Veja o que você pode esperar do futuro da manutenção na Indústria 4.0:

Monitoramento das condições em tempo real

As tecnologias da Indústria 4.0 podem ajudar a criar um sistema mais eficiente para o processamento das informações necessárias. Os dados das máquinas e equipamentos são registrados e exibidos em tempo real, fornecendo a base para o monitoramento das condições conforme a execução das atividades.

E essa visualização de dados não é restrita à estação de controle. A mesma solução pode estar disponível em qualquer lugar – de telas grandes a computadores tablet e smartphones, no local e na nuvem. Além disso, esses dados podem ser acessados por todos os interessados.

Opções flexíveis de avaliação e análise

Os dados são avaliados usando regras e análises altamente personalizadas que planejadores de produção, especialistas em processos ou técnicos de manutenção podem configurar por conta própria, sem a necessidade de um complicado conhecimento de TI. O software se adapta às necessidades do especialista. 

Ou seja, a manutenção na Indústria 4.0 está iniciando uma mudança de paradigma. Os softwares são projetados para necessidades humanas e não, como antes, programados com apenas a máquina em mente. Isso significa que o técnico de manutenção pode criar regras para que os parâmetros definidos da máquina acionem o aviso de manutenção futura. E essa manutenção é realizada apenas quando é realmente necessária. 

Notificação direcionada aos especialistas

Assim que o software identifica uma tarefa de manutenção futura com base nos parâmetros predefinidos, as informações devem ser encaminhadas rápida e especificamente ao membro da equipe certo, não é? Na Indústria 4.0, isso pode ser feito por meio de um ticket digital. 

Para dar um exemplo, isso significa que um trabalhador disponível com as qualificações certas para a manutenção da máquina recebe uma notificação em sua conta e no telefone, dizendo-lhe para realizar a manutenção. Tudo de forma automática.

Neste ticket, é possível ver o problema e todas as informações relevantes para a tarefa de manutenção. Assim que for concluído o serviço, ainda podem ser anotadas algumas dicas úteis para facilitar a manutenção futura e fechar o ticket.

Insights para manutenção preditiva

Com base no learning machine, é possível ter acesso a ótimos insights que contribuem para a manutenção preventiva. Quando projetado e implementado adequadamente, um algoritmo de aprendizado de máquina aprenderá o comportamento normal dos dados e identificará o desvio em tempo real.

Dessa forma, um sistema pode inclusive prever quando uma falha provavelmente ocorrerá. Basta que ele seja alimentado com os dados corretos e configurado para gerar as informações desejadas. A partir disso, ele faz o monitoramento do desempenho das máquinas.

Manutenção na Indústria 4.0: um salto de desempenho

As soluções da Indústria 4.0 permitem que as empresas implementem processos mais completos e eficientes de manutenção. Com isso, é possível melhorar continuamente o ciclo de manutenção – gerando benefícios para toda a organização.

Além disso, os técnicos de manutenção podem continuar a ajustar os parâmetros de monitoramento de condições com o passar do tempo e também adicionar novos parâmetros. Dessa forma, a base de informações é constantemente expandida e atualizada, levando a uma melhoria contínua nos tempos de reparo.

Com todos os benefícios que é possível obter com a manutenção na Indústria 4.0, a SAT está atenta a essas mudanças e novas soluções. São ferramentas que serão indispensáveis no futuro, mas que já possuem grande importância como potencial competitivo hoje – promovendo redução de custos em longo prazo.

Você já sabia o que esperar do futuro da manutenção na Indústria 4.0? Quer descobrir como a SAT pode ajudá-lo a seguir essas novas tendências? Então entre em contato com a nossa equipe.