NOTÍCIAS

Liderança em tempos de crise

Liderença em tempos de pandemia

18 de agosto de 2020

Liderança em tempos de pandemia

As interrupções causadas pelo Covid-19 estão forçando todos nós a nos ajustarmos a maneiras diferentes de viver e trabalhar, não é? E os reflexos dessa realidade também chegam ao ambiente empresarial – gerando a necessidade de adequação dos fluxos de trabalho. Mas como adaptar a liderança em tempos de crise para guiar a organização neste momento delicado?

Claramente, a segurança dos funcionários é a primeira coisa em que as organizações devem se concentrar agora. Mas existe um dilema mais profundo que se estende além desta prioridade imediata: qual é a melhor maneira de atender às necessidades físicas e psicológicas de sua força de trabalho e, ao mesmo tempo, garantir que sua organização continue a funcionar?

A maioria das organizações foi forçada a um modo de sobrevivência repentina e desafiada a se ajustar a dinâmicas continuamente imprevisíveis. A interrupção em massa levou a uma necessidade de reavaliação das metas de vendas estabelecidas e reformulação das estratégias traçadas. Mas uma boa liderança em tempos de crise deve contornar todas essas complicações no menor tempo possível.

Neste artigo vamos entender melhor como conduzir uma boa liderança em tempos de crise. Acompanhe.

A necessidade da liderança em tempos de crise

Em momentos delicados como a pandemia do novo coronavírus, a liderança exerce um papel ainda mais importante dentro das organizações. Afinal, são os líderes que devem conduzir a empresa para fora da crise – garantindo a continuidade das operações.

Os líderes devem ter uma boa noção de quais decisões deve fazer e os impactos da crise em seus processos internos. Veja alguns dos principais pontos que merecem sua atenção:

Alinhamento da organização

Durante uma crise, as organizações se unem ou se separam. Quando as organizações se separam, geralmente é porque as partes interessadas perderam de vista um objetivo unificador. Para combater essa confusão, os líderes precisam ter certeza de que as pessoas em toda a organização estão cientes dos desafios e das prioridades.

Para isso, é importante redefinir as prioridades estratégicas da empresa – pelo menos no curto prazo. Agora é a hora de revisar seus planos para o próximo trimestre, à luz das necessidades dos clientes, das mudanças no mercado e das necessidades críticas.

Além disso, você também deve focar em reforçar a comunicação. Entre trabalho remoto, reuniões de resposta a crises e novos desafios de equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, agora não é o momento mais fácil para os líderes estarem presentes e conectados com seus funcionários. Mas comunicação, clareza e conexão são necessidades críticas no momento.

Workflow da empresa

Em muitas organizações, as adaptações necessárias por conta da pandemia do Covid-19 estão afetando a dinâmica da equipe, o trabalho em equipe multifuncional e a eficácia organizacional. Por conta disso, é fundamental monitorar problemas de desempenho emergentes e identificar novas maneiras de trabalhar – adaptando o workflow da organização.

Para colocar isso em prática, você pode adotar essas três ações:

  1. Garanta que seus funcionários remotos tenham as ferramentas, a tecnologia e o treinamento de que precisam. Agora é um bom momento para verificar e certificar-se de que seus funcionários remotos tenham o hardware, o know-how e as habilidades básicas (por exemplo, gerenciamento de tempo, habilidades para reuniões virtuais) para trabalhar remotamente.
  2. Fique de olho na tomada de decisões e na coordenação multifuncional. Durante esta pandemia, as organizações precisam ser flexíveis, ágeis e decisivas. Se parte de sua força de trabalho começou a trabalhar remotamente, isso pode retardar a tomada de decisões e o trabalho em equipe multifuncional. Garantir que decisões importantes sejam tomadas e executadas durante esse período é fundamental.
  3. Incentive sua força de trabalho a encontrar melhores formas de trabalhar. Funcionários e gerentes de linha de frente muitas vezes têm as percepções mais claras sobre as ferramentas, tecnologia, políticas e procedimentos que não são úteis. Agora é um bom momento para agilizar os processos e eliminar os aborrecimentos. Isso aumentará a eficiência e provavelmente também aumentará o engajamento dos funcionários.

Suporte aos funcionários

Com base em várias pesquisas e estudos, os funcionários estão preocupados com a Covid-19 e como ela afetará suas vidas – tanto física quanto financeiramente. Durante esse período de ansiedade elevada, é importante abordar seus funcionários com empatia e compreensão.

Por isso, a liderança em tempos de crise deve prezar pela empatia e flexibilidade. Procure sustentar um senso de comunidade e ofereça o suporte que seus funcionários precisam – compreendendo que estamos atravessando tempos complicados para todos.

Possibilidade de evolução

Ninguém sabe quanto tempo essa pandemia vai durar. Mas parece que este evento mudará a forma como trabalhamos e como as organizações funcionam daqui para frente. Isso significa que as organizações precisam ser bem-sucedidas em acompanhar as novas tendências. Veja duas dicas para promover o aprendizado e a inovação:

  • Concentre-se em pequenas vitórias e poucas inovações. Com uma força de trabalho trabalhando de maneiras novas e diferentes, a maioria das organizações não tem largura de banda para se concentrar em grandes inovações em um futuro próximo. Mas isso não significa que a inovação precisa parar. Ao incentivar os funcionários a se concentrarem em pequenas inovações e mudanças incrementais na maneira como trabalham ou atendem aos clientes, sua organização pode descobrir maneiras novas e poderosas de fazer as coisas.
  • Identifique necessidades novas e emergentes. Quais invenções esta crise está exigindo em sua organização? Para algumas organizações, pode ser a descoberta de uma nova maneira de atender aos clientes. Para outras, pode ser encontrar uma nova maneira de agilizar o desenvolvimento de produtos. Ao procurar novas abordagens, novas ideias e respostas adaptativas durante esta crise, sua organização pode descobrir soluções inovadoras para o futuro.

 

Como você está ajustando a liderança em tempos de crise? A SAT Soluções pode ajudar sua organização a resolver problemas com uso da tecnologia. Entre em contato com a nossa equipe!