12 de Janeiro de 2021
Você tem dificuldade em estabelecer um controle de manutenção eficiente? Essa é uma realidade de muitos gestores brasileiros – que buscam por uma visão mais clara sobre todo o fluxo de processo.
Quando falamos sobre os serviços de manutenção, é fundamental que exista um bom gerenciamento para maximizar a produtividade. Desde o planejamento das atividades até a execução das tarefas, tudo deve funcionar da melhor maneira possível – e o gerente busca ter controle sobre tudo.
Neste artigo vamos compreender melhor toda a importância de um controle de manutenção eficiente. Acompanhe.
O planejamento e controle da manutenção têm um impacto significativo no desempenho da empresa. Afinal, com o uso eficiente de máquinas e equipamentos é possível garantir uma produção benéfica, sem falhas ou interrupções que prejudiquem as tarefas.
Portanto, a manutenção é um tema que precisa ser considerado com atenção, pois sabemos que se não for feita de maneira adequada o maquinário fica impactado, gerando problemas maiores para a empresa.
Internamente, o controle de manutenção rigoroso permite que o gestor tenha uma visão mais clara sobre a execução das tarefas. Dessa forma, é possível organizar as atividades, gerenciá-las em tempo real e obter insights valiosos para melhorias nas atividades.
O controle das rotinas de manutenção deve passar por diversas etapas importantes para garantir sua eficiência:
Apesar de lidar com um conjunto de tarefas complexas, o gerente de manutenção pode simplificar as atividades por meio de um bom controle de manutenção. Trata-se de uma forma de gerar transparência e previsibilidade às operações do dia a dia, permitindo que os profissionais se concentrem em um serviço excelente.
Se não forem mantidos de maneira adequada, mesmo os dispositivos e máquinas mais fáceis de usar e de alta tecnologia podem representar riscos à segurança. No entanto, o cumprimento de um cronograma de manutenção planejado garante que todos os equipamentos e máquinas operem sem problemas, sem representar riscos para as pessoas que interagem com eles.
Conforme vimos anteriormente, o controle de manutenção engloba todas etapas do fluxo de trabalho – desde o planejamento até a análise dos resultados. Portanto, um dos principais benefícios de colocar essa estratégia em prática é a otimização do fluxo de trabalho.
Quando os profissionais sabem exatamente quais atividades devem realizar e como executá-las, todo processo se torna naturalmente mais eficiente. Além disso, o gestor pode acompanhar as atividades em tempo real para intervir quando necessário.
Nas ciências médicas, há evidências esmagadoras de que o diagnóstico precoce salva vidas e acelera significativamente a qualidade de vida do paciente. O mesmo se aplica a eletrônicos ou máquinas.
Quando um técnico pode identificar o início de um problema antes que ele evolua, é mais fácil tratá-lo e evitar que piore. Assim, uma programação de manutenção planejada pode aumentar a longevidade do equipamento, o que pode beneficiar as empresas de muitas maneiras diferentes.
O aumento da longevidade do equipamento não apenas reduz o tempo e os custos, mas também é mais ambientalmente responsável. Uma vez que as empresas não precisam renovar ou substituir equipamentos com frequência, haverá menos lixo eletrônico prejudicial se acumulando em aterros.
Apesar de reconhecer a importância de um controle das rotinas de manutenção, muitos gestores não sabem exatamente como colocar isso em prática. Neste momento, a tecnologia surge como uma grande aliada.
Em vez de planejar e executar as rotinas de manutenção manualmente, é possível automatizar processos e simplificar os fluxos de trabalho.
Com a SAT você encontra as principais ferramentas para otimizar esse processo: atribuição de tarefas para os profissionais, acompanhamento das atividades em tempo real, geração de relatórios sobre o status das atividades, produtividade e horas gastas, entre várias outras funcionalidades.
Você já conhecia a importância do controle das rotinas de manutenção? Quer descobrir mais sobre as funcionalidades que a SAT tem a oferecer? Então venha testar nossas ferramentas!