NOTÍCIAS

Como manter o equilíbrio entre produtividade e qualidade

20 de Fevereiro de 2019

Para ir em direção ao caminho certo, é preciso encontrar o equilíbrio exato entre produtividade e qualidade nas atividades empresariais

Um dos maiores erros de todas as empresas é preocupar-se com uma alta produtividade e esquecer-se da qualidade do que está sendo entregue. Quando isso acontece, embora o nível produzido seja grande, a qualidade acaba não sendo a desejada.

Por conta disso, um dos grandes desafios de todos os gestores é encontrar o equilibrado entre produtividade e qualidade. Para isso, é preciso pensar em uma estratégia adequada e que esteja alinhada com todos os colaboradores envolvidos.

Produtividade e qualidade

O primeiro passo para ser produtivo e entregar qualidade na mesma medida é, sem dúvida, entender como funcionam os indicadores de produtividade.

Esses indicadores prezam pela boa performance dos colabores, assim como da qualidade do produto final entregue. Aqui em nosso blog, falamos um pouco do que são e como aplicar tais indicadores. 

Análise dos processos

Não adianta ser produtivo quando os processos internos acabam interferindo na qualidade do produto final. Quando a organização das demandas não é bem feita, ou realizada de forma incorreta, o resultado do trabalho é severamente afetado.

É preciso padronizar os processos a fim de torná-los mais eficientes. Da mesma forma, treinar todo o pessoal adequadamente é uma forma de produzir o desejado e com a qualidade esperada.

Teste de qualidade

Quando os processos não estão sendo feitos de forma adequada, inevitavelmente erros irão acontecer. Uma forma de entender em que parte do processo a qualidade está se perdendo é através da implementação de alguns testes.

Geralmente, esses testes são automatizados e capazes de apresentar resultados de aprovação e/ou falha de processo. Neste caso é possível solucionar exatamente o ponto focal do processo produzindo, focalizando, assim, na melhora da qualidade.

Desenvolva, de verdade!

Muitos gestores cobram, de forma excessiva, a produtividade de seu time. Embora isso seja algo positivo, se for feito da forma correta, é preciso pensar além do dia a dia.

Produzir constante e incessantemente não é, de fato, produtivo. Para que o processo de produção atenda as expectativas desejadas, é preciso olhar para quem realiza as demandas.

Desenvolver o colaborador, a fim de fazê-lo entregar um trabalho completo e de qualidade é, sem dúvida, uma forma de melhorar a produtividade sem perder a perfeição do trabalho.

Organize prioridades

Quando algo é prioridade, é necessário que seja realizado de forma mais urgente. Aqui, neste texto, falamos um pouco mais sobre como definir o que é prioridade no trabalho. 

A dica é sempre listar as demandas em ordem de prioridade, mas de forma coerente. Quando algo urgente não é realizado no tempo certo, sendo feito às pressas, a qualidade certamente será afetada.

Você sabia que o SAT pode ajudar você a aumentar a produtividade de sua empresa sem perder a qualidade? Além de organização de pauta, relatórios e auxílio com as funções do RH, o SAT pode ajudar você a deixar tudo da forma como deseja, visando sempre a máxima qualidade. Conheça!